Notícias

Sistema no lançamento de política habitacional paulista

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, na segunda-feira (14/04), iniciativas de política habitacional que somam mais de 32 mil novas moradias distribuídas por 148 dos 645 municípios. A cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) contou com a participação dos presidentes do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, e do Confea, Eng. Vinicius Marchese, que estiveram em reunião com o secretário de governo Eng. Gilberto Kassab (PSD) na mesma data.

São 9,6 mil unidades a serem licitadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e outras 13,1 mil viabilizadas por Carta de Crédito Imobiliário (CCI), em investimentos que totalizam mais de R$ 2 bilhões. Também foi autorizado um chamamento para contratação de mais de 10 mil unidades a serem financiadas por meio de Carta de Crédito Associativa (CCA), assinados convênios com 22 municípios para obras do programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, além de autorizações para 62 outros convênios – totalizando 84 novas parcerias para projetos de melhorias urbanas. Ao todo, os anúncios beneficiam 256 municípios.

“Temos cidades que têm déficit habitacional, com moradores em áreas de risco ou ainda que estão recebendo investimento industrial e empresas se instalando, mas com dificuldade para contratar mão de obra por falta de Habitação. As pessoas não querem trabalhar naqueles municípios porque não têm onde morar. O déficit habitacional tem várias dimensões e nós temos que enfrentar todas elas ao lado dos municípios. Estamos procurando atacar as carências principalmente daquelas pessoas que não suportam mais o aluguel ou que estão em áreas de riscos”, afirmou o governador.

O papel do Sistema Confea/Crea e Mútua, neste cenário, é atuar como ponte entre as políticas públicas e o mercado, integrando gestores e especialistas para contribuir com a implementação de soluções técnicas nos desafios enfrentados estadualmente. “Trabalhamos de forma colaborativa com o Governo do Estado e não é de hoje. Desde o ano passado, especialmente, temos promovido uma série itinerante de encontros do Fórum de Políticas Públicas para levar debates como esse até os engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores registrados no Crea-SP. Com isso, passamos a ter uma participação efetiva do planejamento à execução de ações como as lançadas hoje”, comentou Lígia.

Marchese, por sua vez, destacou o papel referencial de São Paulo para o déficit habitacional urbano. “Estamos acompanhando para confirmar o nosso incentivo às medidas, valorizando o exercício profissional regulamentado, por meio da atuação de engenheiros e de outros profissionais que fazem parte do Sistema”, destacou o presidente do Confea.

De acordo com as informações da agência de notícias do Estado, a distribuição dos empreendimentos ocorre de maneira equitativa entre as regiões administrativas, contando ainda com a colaboração de diversos entes. “Os planos habitacional e de desenvolvimento urbano e o plano de trazer mais sustentabilidade por meio do Bairro Paulista às cidades foi feito a quatro mãos. É o Governo do Estado junto com os prefeitos e deputados da Assembleia Legislativa em diálogo para chegar aos projetos que estamos lançando”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Adm. Marcelo Branco.


Produzido pela CDI Comunicação com informações do Confea e da Agência SP