Notícias

Primeiro CIES-SP de 2025

A primeira reunião de 2025 do Colégio de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES-SP) marcou o início de uma nova gestão do colegiado. No encontro, realizado na quarta-feira (19/03), na Sede Angélica, os engenheiros Roberto Racanicchi e Paulo Cesar Segantine assumiram os cargos de coordenador e adjunto, respectivamente, com o comprometimento de fortalecer a conexão entre as instituições de ensino, alinhar estratégias e definir as diretrizes e demandas para o ano. Também foi apresentado um panorama e as principais entregas de 2024.

Racanicchi destacou o compromisso com a função. “Fui escolhido para essa cadeira, mas todos aqui compartilham o mesmo entendimento, pensamento e objetivo, o que torna essa jornada muito mais leve. Com certeza é algo gratificante e faremos o nosso melhor por todos”, afirmou. Ano passado, ele esteve como coordenador adjunto, cargo ocupado agora por Segantine, que complementou ressaltando a missão do grupo. “Seguiremos com a proposta da nossa presidente, Eng. Lígia Mackey: aproximar o Sistema Confea/Crea e Mútua das instituições de ensino. Queremos despertar o interesse dos alunos, mostrando a grandiosidade das profissões e sua importância para o Estado. Esse será o nosso foco”.

A Eng. Agr. Andrea Sanches, conselheira federal suplente de Instituições de Ensino Superior de Agronomia por São Paulo e ex-coordenadora do CIES-SP, apresentou os destaques de 2024, incluindo a execução do plano de trabalho e os principais debates, como a relação do Sistema com o Ministério da Educação (MEC) e as diretrizes curriculares nacionais.

O coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP), Eng. Luiz Augusto Moretti, e seu adjunto, o Eng. Luiz Gustavo Martinelli Delgado, participaram e falaram sobre a união dos dois colegiados.  “Todos nós estamos na mesma casa, discutindo os mesmos desafios e desenhando novas propostas. Nosso propósito é chegar até o profissional, seja ele recém-formado ou com 30 anos de atuação”, enfatizou Moretti.

Diretor de Educação do Crea-SP, o Eng. Ricardo de Deus Carvalhal também marcou presença e comentou sobre um compromisso comum. “Sabemos da necessidade de trabalharmos juntos e vamos investir nisso, sempre focados no desenvolvimento da área tecnológica e do Sistema. É assim que fortalecemos as Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores”.

Durante o encontro, a Eng. Marci Alves, coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Conselho, falou sobre as iniciativas que visam ampliar a representatividade feminina na autarquia e no mercado. Já a Eng. Marcellie Dessimoni, coordenadora da Comissão Permanente do Crea-SP Jovem (CCJ), compartilhou os programas institucionais em andamento, como a rede CreaLab Coworking; a plataforma Crea-SP Capacita; o ‘Por Dentro do Crea-SP’, programa de Estágio Visita do Conselho; o Banco de Talentos; e o Crea Day. Marcellie aproveitou a oportunidade para reconhecer o papel essencial dos docentes que compareceram na reunião. “Sem o trabalho de vocês, não estaríamos aqui. O legado que deixam não é apenas para o Brasil, mas também para o mundo”.


Produzido pela CDI Comunicação