Notícias

Ouvir para transformar

O Crea-SP realizou, na noite da última quinta-feira (27/03), o evento “Ouvir para Transformar”. Promovido pelo Comitê Gestor do Programa Mulher, o encontro reuniu as participantes interessadas em um bate-papo virtual com as integrantes do grupo, com transmissão ao vivo pela TV Crea-SP, canal do Conselho no YouTube. O principal objetivo era criar um espaço de escuta ativa e colaboração para direcionar as ações protagonizadas pela autarquia em 2025, visando contribuir para a equidade de gênero na área tecnológica e fortalecer a presença feminina nas profissões abrangidas.

 

O Comitê se propôs a avaliar, junto ao público, as realizações recentes. Um dos destaques mencionados foi a obtenção do selo bronze de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós Por Elas. Com a certificação, o Crea-SP se tornou o primeiro conselho profissional e a segunda organização no Brasil a receber tal reconhecimento pelas iniciativas de prevenção e combate à violência de gênero.

 

O cenário em que estão inseridas as profissionais foi reforçado na apresentação do panorama das ações desenvolvidas pelo Comitê Gestor do Programa Mulher no último ano. As integrantes Eng. Nauany Xavier, Eng. Izilda Valéria e Eng. Érica Alves detalharam as iniciativas que impactaram mais de 11 mil pessoas em 34 ações educativas realizadas. O marco foi resultado das intervenções feitas em escolas de ensino básico, com palestras de incentivo à carreira; participações em eventos, como os Colégios de Inspetores, em São Carlos e São Sebastião, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Salvador, o Encontro Ibero-americano de Mulheres Engenheiras, Arquitetas e Agrimensoras (EIMIAA), em Portugal; e o programa Talks de palestras multidisciplinares, que teve sua primeira edição reservada para falar de saúde feminina.

 

“Trabalhamos de forma árdua, pois acreditamos que é possível construir uma sociedade justa e equitativa, para isso, precisamos engajar a todos, dentro e fora do Conselho”, afirmou a coordenadora do Comitê, Eng. Marci Alves. Para este ano, a meta é dar continuidade no desenvolvimento das profissionais de Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores, preparando-as para os desafios de suas profissões.

 

As participantes puderam interagir compartilhando suas próprias demandas e sugestões. Em uma dinâmica de perguntas e respostas, elas respondiam dúvidas e o retorno era consolidado em nuvens de palavras, o que auxiliou na condução e organização de ideias. “Acreditamos que a equidade se constrói com diálogo, oportunidades e ações concretas. Estar próximo significa reconhecer trajetórias e, com isso, fortalecer a presença nos espaços de decisão”, afirmou a presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey.

A troca será mantida ainda por dois caminhos: um formulário on-line e um grupo de WhatsApp, incentivando uma comunicação mais próxima e ativa com as mulheres interessadas nas iniciativas do Programa Mulher.

 

Produzido pela CDI Comunicação

Twitter

YouTube