Notícias

Inovação e sustentabilidade na MECA Brasil 2025

A busca por soluções sustentáveis e modernas na área tecnológica está prestes a ganhar um novo capítulo com a edição 2025 da MECA Brasil (Mission, Execution, Communication & Achievement, que, em tradução livre, significa Missão, Execução, Comunicação e Conquista), uma competição de automação industrial que coloca a inovação em discussão. O Crea-SP se une ao movimento da Mitsubishi Electric e estimula a participação de estudantes no desafio que visa o desenvolvimento de tecnologias para impactar positivamente o meio ambiente.

 

A disputa tem como objetivo fazer com que estudantes de Engenharia, Automação Industrial e áreas correlatas criem projetos a partir do tema “Inovação e Sustentabilidade: O Impacto da Automação Industrial no Meio Ambiente”. O concurso é aberto às instituições de ensino superior e técnico, que devem escolher uma única proposta para representar a academia e inscrevê-la, de forma gratuita e on-line, até o dia 31 de março.

A partir disso, os grupos têm um período de cinco meses para desenvolver a parte prática de suas ideias, que devem ser apresentadas nos dias 4 e 5 de novembro deste ano. O regulamento e demais informações estão disponíveis no site.

“Damos total apoio à iniciativa que promove o desenvolvimento de soluções sustentáveis e prepara os estudantes para os desafios que eles deverão encontrar em suas vidas profissionais. A MECA Brasil 2025 é uma oportunidade única para estimularmos a criatividade dos jovens engenheiros e promovermos o impacto positivo no meio ambiente”, afirma a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey.

A parceria do Crea-SP com a Mitsubishi Electric foi oficializada em fevereiro, durante a sessão plenária. O acordo de cooperação fortalece a conexão entre os setores produtivo e educativo, uma vez que o Conselho congrega as instituições de ensino superior do estado de São Paulo.

O MECA Brasil 2025, por sua vez, estimula o aprendizado durante a formação acadêmica, integrando os participantes no trabalho coletivo para construir soluções tecnológicas que possam contribuir para a preservação ambiental. O Conselho marca presença ainda com a participação do Eng. Renan Cardoso, conselheiro suplente da autarquia, que enriquece o debate sobre inovação e sustentabilidade com sua experiência em Engenharia Elétrica.

 

Produzido pela CDI Comunicação