Notícias

Gestão hídrica na SIPAS

A possibilidade de uma crise hídrica é uma das grandes preocupações atuais, pois a falta de água pode afetar a produção de alimentos e a qualidade de vida da população. Por isso, eventos como a Semana Internacional Paulista de Água Subterrânea (SIPAS) são fundamentais para buscar soluções para evitar esse problema. O encontro reuniu mais de 150 pesquisadores e profissionais do Brasil e do mundo, entre os dias 19 e 22 de março, em Bauru. O Geol. Fernando Augusto Saraiva, diretor de Valorização Profissional do Crea-SP, foi um dos participantes, e contribuiu com o debate sobre causas, riscos e alternativas à escassez no contexto das mudanças climáticas globais.

A SIPAS faz parte do projeto Soluções Integradas para Cidades Resilientes (SACRE), um consórcio entre universidades paulistas e instituições de pesquisa do exterior, incluindo Canadá e Japão. O objetivo da iniciativa é desenvolver estratégias para tratamento, gerenciamento de recursos e disponibilidade hídrica e promover experimentos-piloto de sistemas de manejo e alocação racional da água.

“Participar deste encontro e representar a autarquia possibilitou trocar experiências com pesquisadores e refletir sobre políticas públicas para a gestão das águas. O conteúdo abordado forneceu subsídios para tomadores de decisões, como gestores e prefeitos, além de profissionais da área tecnológica, para implementar medidas de uso racional com ferramentas adequadas”, evidenciou Saraiva.

Em sua apresentação no evento, o diretor tratou da relevância dos estudos sobre o tema para formadores de opinião, como pesquisadores e professores, além de órgãos públicos. Ele também mencionou o papel dos profissionais habilitados e registrados neste cenário, já que são os responsáveis por projetos voltados para a segurança, qualidade e eficiência dos sistemas de abastecimento.

Na última semana, por exemplo, o Conselho promoveu uma edição especial  do Crea-SP Capacita em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03), abordando a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos. “O Crea-SP vem, cada vez mais, fortalecendo o papel das profissões em práticas que garantam a preservação e a segurança hídrica, alinhando o conhecimento técnico de profissionais às necessidades ambientais e sociais. Valorizar a atuação da área tecnológica é essencial para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis, com uma contribuição valorosa para um futuro mais equilibrado e seguro”, destacou o geólogo.

A ação converge com a proposta da SIPAS, preparando os diferentes atores que atuam no planejamento e gestão da água, além de reforçar a necessidade de conscientização e engajamento da sociedade na preservação desse recurso essencial.

Para acompanhar mais detalhes de como foi a Semana Internacional Paulista de Água Subterrânea, acesse o site oficial do evento.


Produzido pela CDI Comunicação