Notícias

Fiscalização no maior espetáculo a céu aberto do Estado

Os agentes fiscais do Crea-SP fiscalizaram os preparativos para a atração teatral Drama da Paixão, maior espetáculo a céu aberto do Estado, que é realizado anualmente em Santana de Parnaíba durante a Semana Santa. A operação teve como foco assegurar que todas as atividades técnicas fossem conduzidas por profissionais habilitados e registrados no Conselho, garantindo a proteção do público e dos envolvidos na produção.

O evento, que acontece nos dias 17, 18 e 19/04, na barragem Edgar de Souza, ocupa uma área de cerca de 15 mil metros quadrados e tem expectativa de receber mais de 20 mil pessoas ao longo dos três dias. São cinco grandes cenários, sendo que três medem aproximadamente 23 metros de comprimento por 10 metros de altura.

O Eng. Ricardo de Souza Terassovich, da Prefeitura de Santana de Parnaíba, é diretor de Atividades Técnicas do Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia (IPEEA) e o responsável técnico da produção. “A Engenharia está envolvida em tudo: nas estruturas metálicas, elétricas, no madeiramento das cenografias, na parte civil, de iluminação e de som. A presença da autarquia significa muito para nós, pois o trabalho dos agentes fiscais atesta que profissionais habilitados e registrados estão envolvidos, para deixar nossos munícipes seguros”.

Um dos destaques do evento é o sistema de luzes, com cinco geradores com capacidade para oferecer a energia necessária para o show, além de caixas de som distribuídas estrategicamente tanto para o público quanto para os atores. Terassovich detalhou que o planejamento de tudo começa logo após o Natal e que a montagem para a exibição leva em torno de dois a três meses. Já a desmontagem leva cerca de 30 dias, logo após o encerramento das apresentações.

A equipe do Crea-SP analisou as atividades técnicas, incluindo as relacionadas às instalações metálicas e elétricas, sistemas de som, iluminação, palcos, arquibancadas e estandes de alimentação. A diligência verificou cinco empresas atuantes. Para o chefe de Fiscalização da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de Osasco, Eng. Heber Pegas, é de extrema importância que o trabalho tenha início antes da estreia. “Nossa atenção é durante todo o processo pré e pós. Identificamos e conferimos quais são os profissionais, empresas e documentações envolvidas”.

O secretário de Cultura e Turismo de Santana de Parnaíba, Valmir Damas, destacou a relevância do Conselho para a região. “Com o Crea-SP, o público, a Prefeitura, atores e profissionais envolvidos estão seguros. Isso é muito bom para todos nós”, concluiu.


Produzido pela CDI Comunicação