Notícias

A orla de São Sebastião estava diferente do habitual nos dias 27 e 28/09. Quem passou pelo local à beira-mar se deparou com a estrutura de 3,2 mil metros quadrados montada para abrigar a segunda e última etapa do Colégio de Inspetores 2024, realizada no Complexo Turístico da Rua da Praia, no centro histórico da cidade do Litoral Norte de São Paulo. Foram mais de 1,2 mil inspetores e lideranças presentes no evento que promoveu a capacitação dos profissionais que auxiliam a fiscalização do Crea-SP.
“Todos vocês, inspetores, são multiplicadores das nossas ações, e desempenham um papel fundamental ao nos ajudar a entender as demandas de cada região”, destacou a presidente da autarquia, Eng. Lígia Mackey.
O encontro é um dos mais importantes do Crea-SP e, neste ano, contou com a presença do vice-governador paulista, Felicio Ramuth, que lembrou da edição de 2022. “Sempre acompanho o Colégio de Inspetores. Tive a oportunidade de recebê-los quando fui prefeito de São José dos Campos e sei da importância desse trabalho. O encontro oferece capacitação e atualização das novas normativas de fiscalização e ainda reforça a parceria entre o governo do estado de São Paulo e a autarquia. Essa união tem trazido benefícios para a população e minha presença apenas ressalta a importância dessa ocasião”.
A conexão do Crea-SP com São Sebastião não aconteceu apenas para a realização do encontro. Em fevereiro de 2023, o município foi atingido por chuvas intensas, causando deslizamentos de terras e enchentes em uma tragédia que vitimou 64 pessoas e deixou centenas de outras desabrigadas. O assunto foi muito recordado no colegiado, já que a atuação do Conselho foi essencial para a recuperação da cidade. Na época, a autarquia acompanhou de perto a construção de 518 novas casas, realizando estudos de solos, análises sobre a tecnologia de construção, estabilidade das encostas e aterros, contribuindo para soluções estruturais e fundações no intuito de garantir a segurança e a proteção da população local.
Presente no evento, o prefeito Felipe Augusto destacou o quanto a presença do Conselho foi fundamental naquele período. “Ano passado enfrentamos a maior catástrofe da nossa história e hoje a cidade está recuperada. Somos muito gratos ao Crea-SP por toda sua atuação no caso, nos auxiliando no mapeamento do Plano Urbano, que estava comprometido por causa do desastre. Parabenizo a presidente Eng. Lígia Mackey por todas essas ações e, para nós, é uma grande honra termos todo esse time aqui, trocando ideias e articulando ações”, ressaltou.
Já o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, destacou que o Colégio de Inspetores é mais do que uma capacitação. “É uma ferramenta de melhoria de fiscalização e, graças ao trabalho da presidente Eng. Lígia Mackey, temos o Crea-SP cada vez mais se destacando. É muito significativo trazermos essa última etapa aqui, em São Sebastião, onde a área tecnológica ajudou demais na reorganização do município”, disse.
O colegiado abordou ainda o regulamento das inspetorias, o papel das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs), procedimentos para uma fiscalização planejada e estratégica, apresentando também um treinamento de comunicação, com orientações para uma postura mais corporativa.
Para a gerente da 6ª Região Administrativa do Conselho, Eng. Joana Flávia Soares Borges, foi uma oportunidade para estreitar a relação com as equipes. “Com esse aprimoramento técnico, conseguiremos evoluir ainda mais com as atividades de fiscalização. A capacitação é sempre bem-vinda e serve para melhorar também a nossa relação com os profissionais”, afirmou.
A visão foi compartilhada pelos participantes. “A cada edição, nos sentimos mais próximos, e fico feliz ao perceber o aumento da participação feminina”, comentou a inspetora do Crea-SP em Cruzeiro, Eng. Agr. Elisangela Cristina Cendretti Bernardes de Souza. De Santo André, a Eng. Amb. Priscila Bolcchi também destacou a valorização da área tecnológica. “É ótimo aprendermos mais sobre nossa função e como podemos contribuir para a fiscalização, ajudar no desenvolvimento dos municípios e auxiliar outros profissionais a entenderem o papel do Conselho. É a oportunidade de compreendermos nossa importância e responsabilidade na sociedade”, finalizou a inspetora.
Produzido pela CDI Comunicação.