Notícias

Os presidentes do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, e do Confea, Eng. Vinicius Marchese, estiveram no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (14/04) para formalizar a entrega de duas propostas à administração estadual visando o fortalecimento da atuação profissional. Em reunião com o secretário de governo, Eng. Gilberto Kassab (PSD), foram apresentados os projetos para criação de programas de residência técnica profissional e para um projeto de lei que assegure o cumprimento do piso salarial no poder público paulista.
As sugestões foram autorizadas imediatamente por Kassab e seguem agora em tratativa para serem apresentadas também ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “O Crea-SP tem uma dinâmica diferente entre os conselhos profissionais, com uma agenda que não é apenas institucional, pois realmente desenvolve e participa de iniciativas que olham para o profissional e buscam fazer essa conexão entre a técnica e a política”, destacou o secretário.
Foram dois os programas de residência pautados. O primeiro voltado exclusivamente para Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores funciona como as residências médicas hospitalares. A ideia é que os profissionais tenham uma experiência de imersão supervisionada em projetos e obras públicas. Já o segundo tem foco em graduados e pós-graduados de diferentes áreas de formação, inserindo-os na rotina da gestão pública.
“A participação técnica constrói políticas públicas mais efetivas, que realmente estejam alinhadas às demandas da população. Com a residência, temos a oportunidade de fazer com que os profissionais exerçam um papel estratégico, aplicando seus conhecimentos para inovar no setor público e entendendo os fluxos existentes nesse processo”, explicou Lígia.
A sugestão para criação de um projeto de lei para aplicação do piso salarial de acordo com a Lei 4.950-A/1966 atende a outro pedido. “Enquanto Sistema, é nosso dever garantir a atividade regular e o cumprimento do salário mínimo profissional faz parte disso. Vimos a chance de estabelecer a uniformização da regra no estado com apoio do governo, uma demanda da classe sobre as contratações de quadros técnicos no funcionalismo público”, defendeu Marchese.
Também participaram da reunião o diretor de Entidades de Classe do Crea-SP, Eng. Fernando Pedro Rosa; o secretário executivo Adv. Holmes Naspolini; a chefe de gabinete e superintendente de Relações Institucionais e Comunicação da autarquia, jornalista Priscilla Cardoso; e o assessor da Presidência Mauricio Pinterich.
Marchese tratou ainda do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua que será realizado em julho em São Paulo. Uma agenda deverá ser marcada entre o colegiado formado pelos 27 presidentes dos Conselhos Regionais de todo o país e o governador Tarcísio, destacando a força estadual na articulação de parcerias pelo desenvolvimento socioeconômico.
Produzido pela CDI Comunicação