Notícias
Crea-SP avança em acordo de cooperação com a República TchecaEm um passo significativo para o fortalecimento da cooperação internacional entre profissionais da área tecnológica, foi assinada uma carta de intenções de parceria entre o Crea-SP, o Confea e o Consulado da República Tcheca. A assinatura ocorreu em abril, durante a visita do cônsul-geral do país europeu, Richard Krpač, à exposição “Paisagens Tchecas”, realizada na sede da Associação dos Engenheiros Técnicos e Tecnólogos de Piracaia (AEATTP), em São Paulo. O objetivo é permitir o reconhecimento mútuo de atribuições profissionais e estimular o intercâmbio técnico e científico entre engenheiros, agrônomos e geocientistas dos dois países.
Da esquerda para a direita: Eng. Marcelo Moreto presidente AEATTP; Cônsul Geral Richard Krpač; Eng. Guilherme Fiorellini, gerente regional e Tecn. Marcelo Maciel, chefe de unidade
“Este é um passo estratégico para aproximar ainda mais a Engenharia brasileira de outros países, ampliando a valorização profissional, as oportunidades no mercado de trabalho e as possibilidades de cooperação técnica internacional”, afirmou a presidente Lígia.
Na entrega do documento ao cônsul-geral, a presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey, e o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, foram representados pelo gerente regional do Crea-SP, Eng. Guilherme Fiorellini. O ofício expressa o interesse institucional em estabelecer um Termo de Reciprocidade Profissional entre o Brasil e a República Tcheca. A iniciativa segue exemplo de ações de internacionalização já firmadas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, como o acordo com a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP).
Para o presidente do Confea, a assinatura da carta representa um avanço estratégico no processo de internacionalização da Engenharia brasileira, além de ampliar horizontes e reforçar o papel global dos profissionais. “É um movimento importante para potencializar iniciativas que visam a troca de conhecimento e a inovação”, reforçou Marchese.
A visita do representante diplomático fez parte da programação Tchequia Week, evento anual que celebra a influência na região bragantina, realizada na sede da AEATTP. A relação entre o município e a cultura tcheca começou na década de 1940, após a chegada do empresário Jan Antonin Bata, que se estabeleceu na região e implantou o modelo de cidade industrial, gerando empregos e deixando um importante legado fabril e cultural.
Produzido pela CDI Comunicação