Notícias

Mãos erguidas para perguntas, olhares atentos a cada explicação e a empolgação estampada no rosto de quem sabia que estava diante de uma oportunidade única. Assim começou, na segunda-feira (17/03), o ‘Por Dentro do Crea-SP’, programa de Estágio Visita do Conselho. A 10ª edição contou com uma dinâmica diferente: além dos estudantes de graduação, pós-graduação e recém-formados, foi a vez de profissionais da área tecnológica de outros Estados e docentes convidados pelos conselheiros participarem pela primeira vez e viverem uma imersão completa nas atividades da autarquia.
A abertura aconteceu no coworking da Nestor Pestana, na capital paulista, com mais de 70 pessoas. “Com essa experiência, vocês conhecerão melhor o Conselho do qual farão parte. É sempre com muito orgulho que falo aqui e saibam que vocês nos inspiram a trabalhar e desenvolver projetos que valorizem cada vez mais as Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores”, afirmou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, ao se apresentar.
Após ministrar uma palestra sobre carreiras abordando o perfil do profissional da geração Z, as habilidades do futuro, os desafios do mercado e o papel das Engenharias no desenvolvimento do Estado, o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, deixou uma mensagem inspiradora. “Reflitam sobre tudo o que discutimos aqui e corram atrás! As possibilidades existem e vocês podem mudar a sociedade na qual viveremos e fazer a diferença na vida de muitas pessoas”. Marchese também mencionou as ações desenvolvidas recentemente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, como o Termo de Reciprocidade com Portugal e o Registro Único.
O Eng. Nielsen Christianni, vice-presidente do Conselho Federal, ressaltou a importância da autarquia. “É dessa forma que esclarecemos e mostramos a relevância da fiscalização para a sociedade e reforçamos a segurança dos nossos serviços”. Já o Eng. Daniel Robles, conselheiro federal por São Paulo, enfatizou a função estratégica do programa. “Essa é uma grande chance para que os participantes compreendam a fundo as nossas atividades e o impacto direto em cada região”.
A presença de docentes é essencial para fortalecer o diálogo entre o Sistema e as Instituições de Ensino (IEs) e difundir o trabalho do Crea-SP. “Os professores foram escolhidos por indicação dos nossos conselheiros. Com essa inclusão, buscamos entender como a academia nos enxerga e de que forma podemos contribuir ainda mais para a graduação dos jovens”, destacou o diretor de Educação do Conselho, Eng. Ricardo de Deus Carvalhal.
A notícia não poderia ter sido mais bem recebida. “Fiquei muito surpreso com o convite. Fomos recepcionados com muita atenção e carinho e com certeza é uma experiência positiva para levarmos aos nossos alunos”, ressaltou o Eng. Luiz Felipe Bauri, coordenador dos cursos de Engenharia na Faculdade Anhanguera (UNIAN) de Osasco.
Para a Eng. Gabriela Batista Fontana, professora de Engenharia Elétrica também na UNIAN de Osasco, a ocasião teve um significado ainda mais especial. “É incrível conhecer de perto a presidente Eng. Lígia Mackey. Como uma das poucas mulheres que lecionam no campus, ver essa representatividade é extremamente inspirador”, pontuou.
Pela primeira vez, representantes de outros estados também compareceram. A Eng. Solange Cavalcante, conselheira pela Câmara Especializada de Engenharia Civil, Geologia, Minas e Agrimensura (CEECGMA) do Crea-RR, atual coordenadora do Crea-RR Júnior e coordenadora adjunta do Programa Mulher em Roraima, celebrou a sua vinda para São Paulo. “Essa vivência será incrível para adquirir novos conhecimentos, compartilhar essas informações na minha região e contribuir com o aprendizado de outras pessoas”. Já para a recém-formada em Engenharia Civil e coordenadora nacional do Crea Júnior, Eng. Thays Casais da Silva, de Goiás, a empolgação era evidente. “Vim com a expectativa de aprender e entender como funciona o Conselho. Estou muito ansiosa para ter essa experiência completa”, disse.
O programa é feito de histórias inspiradoras. Isadora Bernardo Rezende, estudante de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Lavras (UFLA – Campus São Sebastião do Paraíso), de Minas Gerais, é um exemplo disso. Isadora recebeu o convite da presidente Lígia Mackey para participar do ‘Por Dentro do Crea-SP’ após um vídeo seu viralizar na internet. “Mostrei como é ser a única aluna do curso de Engenharia de Produção na minha universidade e isso chamou a atenção da presidente. Sei que estar aqui é um grande privilégio. Quero aproveitar cada detalhe e, no futuro, poder incentivar mais mulheres a ingressarem na Engenharia”, declarou.
A imersão no universo do Crea-SP aconteceu com o Eng. Raoni Lourenço Andrade Ramos, coordenador da Comissão de Relações Públicas (CRP), comentando sobre funções, atividades, programas e rotina do Conselho. Para tornar o aprendizado ainda mais dinâmico, todos os presentes foram divididos em grupos, representando as Câmaras Especializadas, de acordo com as cores dos crachás que receberam no início da tarde.
Cada equipe escolheu um coordenador, replicando a dinâmica real da autarquia. Entre os destaques, Pedro Henrique Rodrigues Soares, estudante de Engenharia Química na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), que foi eleito para liderar a Câmara Especializada de Engenharia Química. “Gosto de incentivar e unir as pessoas. Acho que notaram isso em mim e por isso fui nomeado”, compartilhou.
A agenda seguiu com apresentações da superintendente de Colegiados, Arq. Urb. Dinah Sayuri Iwamizu, explicando sobre o plenário e todo o suporte técnico e administrativo oferecido aos conselheiros, e da Superintendência de Fiscalização (SUPFIS), com o gerente de Fiscalização, Eng. Kleber de Jesus Brunheira. Para complementar, o Eng. Luiz Augusto Moretti, coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP), abordou o papel das associações e instituições de ensino superior na promoção e fortalecimento da área tecnológica.
Produzido pela CDI Comunicação
Notícias

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat quo voluptas nulla pariatur?