Notícias

Enquanto os governos federal e estadual estavam na Baixada Santista para o lançamento do edital para a construção do túnel Santos-Guarujá, o vice-governador Felicio Ramuth (PSD) participava da sessão plenária do Crea-SP, na manhã dessa quinta-feira (27/02). A presença de Ramuth destacou a importância da atuação da autarquia no processo e serviu também para apresentar aos conselheiros os principais projetos da gestão liderada por Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O Crea-SP tem trabalhado como apoio técnico para viabilização do túnel desde julho de 2023, quando formalizou uma cooperação com a Autoridade Portuária de Santos (APS) para orientação e fiscalização preventiva do exercício profissional na gestão, instalação e infraestrutura portuária. “Nós vamos fazer a contratação desta obra. O edital está sendo publicado hoje para que, em 1º de agosto, façamos o leilão”, afirmou o vice-governador. “Estamos tratando de projetos de infraestrutura, não projetos de gestão. São iniciativas de Estado”, completou.
Ramuth detalhou entre os conselheiros quais são as demais iniciativas em andamento para os projetos estaduais de infraestrutura, com o plano de ações do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). O PPI-SP visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego e desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em território paulista. Trata-se de uma carteira de projetos de mobilidade urbana, responsabilidade social e saneamento, prevendo concessões e Parcerias-Público-Privada (PPPs) para expansão da malha ferroviária de transporte público, melhor gestão das travessias hídricas e rodovias, criação de novas escolas e implantação, manutenção e gestão de água e esgoto.
A presidente Eng. Lígia Mackey destacou a relevância da participação da área tecnológica nessas intervenções. “Temos aqui [no estado de São Paulo] um terço dos profissionais do Brasil. São 370 mil profissionais registrados que estão à disposição do poder público para contribuir com suas capacidades técnicas na implementação dos projetos”, afirmou.
O vice-governador resgatou também a atuação conjunta no cenário emergencial vivenciado em fevereiro de 2023, durante a mobilização pelo Litoral Norte. Na época, o Crea-SP trabalhou com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), especialmente em São Sebastião, para viabilizar o credenciamento de responsáveis técnicos para os serviços de Engenharia e Geociências na região, o que possibilitou a ação emergencial para a rápida construção de novas moradias destinadas às famílias vítimas dos deslizamentos de terra.
Em participação remota, diretamente de Brasília (DF), o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, reforçou o impacto de ter uma apresentação exclusiva do vice-governador em um momento tão importante para São Paulo, e para os profissionais envolvidos. “Essa aproximação entre o Crea-SP e o Governo é importantíssima. Tanto a gestão estadual quanto o Conselho estão desenvolvendo trabalhos que são referência no Brasil inteiro”, pontuou.
Com a iniciativa privada
Outra demonstração do impacto do Conselho foi a parceria firmada com a Mitsubishi Electric do Brasil para promoção da formação profissional, com apoio institucional da competição MECA Brasil 2025. O desafio reúne instituições de ensino superior e técnico de Engenharia, Automação Industrial e áreas correlatas. Os participantes são reunidos em equipes com o objetivo de criar projetos para aplicar, de forma criativa e inovadora, os produtos da companhia.
Primeiro brasileiro a assumir a Presidência da marca no país, o Eng. Fabiano Lourenço comemorou a novidade. “Essa colaboração fortalece um dos nossos projetos educacionais mais importantes. Em 2023 [na primeira edição do MECA Brasil], convidamos 200 escolas e recebemos 70 projetos. Hoje, todos os ganhadores estão fazendo estágio remunerado na empresa”.
A sugestão veio em bom momento, passando a integrar a plataforma de cursos do Crea-SP Capacita. “É mais uma grande iniciativa que tomamos no Conselho para unir essas pontas, a formação profissional e o mercado de trabalho por meio do Sistema”, afirmou o diretor de Educação da autarquia, Eng. Ricardo de Deus Carvalhal.
Outra ferramenta na conexão entre esses diferentes públicos são as entidades de classe e, nesta sessão plenária, duas delas foram homenageadas: a Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos de Taboão da Serra (AEATS) e Associação de Engenheiro e Tecnólogos de Jandira (AETJAN). “Agradeço a homenagem. É na associação que conseguimos levar todo o conhecimento para os profissionais, estudantes e para a sociedade. Que a nossa parceria se prolongue por muitos anos”, Eng. Agr. Mariana Marotti Corradi.
Pela AETJAN, o Eng. Thiago Bento recebeu o reconhecimento em nome da presidente da entidade, a Eng. Mônica da Cunha Soares. “Faço um agradecimento especial à Lígia e à equipe pelo atendimento essencial à associação. O Crea-SP sempre esteve nos apoiando”, declarou o engenheiro.
Produzido pela CDI Comunicação