Notícias

Presidentes dos Creas em São Paulo

Na sexta-feira (7/02), o Conselho paulista abriu as portas da Sede Faria Lima para os presidentes dos Creas do Ceará (CE), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Rio Grande do Sul (RS) em reunião voltada à unificação de procedimentos fiscalizatórios. O foco principal foi a força-tarefa nacional em empresas responsáveis pela manutenção de aeronaves. Como o primeiro a executar tal fiscalização este ano, o Crea-SP organizou uma palestra abordando os objetivos, o planejamento, as estratégias utilizadas e os resultados obtidos.

A iniciativa reafirmou o compromisso do Sistema Confea/Crea e Mútua em se manter cada vez mais integrado. “Com o interesse dos presidentes em entender como foi todo esse processo, a apresentação da Superintendência de Fiscalização (SUPFIS) foi essencial para explicar e mostrar como atuamos. Além disso, foi um momento em que conseguimos ouvi-los também”, afirmou a presidente do Crea-SP, Eng. Ligia Mackey.

A força-tarefa teve grande repercussão em todo o Brasil, o que reforçou a necessidade de uma atuação conjunta entre os Conselhos. A explicação de todas as etapas da ação foi conduzida pela Eng. Maria Edith dos Santos, superintendente de Fiscalização da autarquia, e pelo Eng. Kleber de Jesus Brunheira, gerente de Fiscalização.

Durante a programação, a presidente do Crea-RS, Eng. Nanci Walter, ressaltou o quanto a troca de informações com outros Estados é valiosa. O presidente do Crea-GO, Eng. Lamartine Moreira, também falou desse intercâmbio de conhecimento. “Dessa forma, conseguimos atualizar e uniformizar os processos para a segurança da sociedade”, disse Moreira.

Presidente do Crea-CE, o Eng. Fernando Galiza destacou a amplitude do debate, que é uma oportunidade de aprofundar em temas que repercutem em todo o país. O presidente do Crea-RN, Eng. Roberto Wagner concordou e reiterou que a operação trouxe muitos ensinamentos. Já o presidente do Crea-MT, Eng. Juares Samaniego, avaliou que a expertise do Crea-SP contribui para ampliar o leque de fiscalização nas regiões, caso do seu Estado, Mato Grosso, que tem atuação maior de setores como agronegócio e mineração.

O Eng. Wesley Assis, presidente do Crea-MA, pontuou a relevância de estar presente. “É de suma importância para que possamos alinhar ações em nível nacional, garantindo uma ação unificada e bem efetiva que atenda todo o Brasil”. O presidente do Crea-PI, Eng. Hércules Lima, e a presidente do Crea-PA, Eng. Adriana Falconeri, também enfatizaram o impacto positivo da integração. “O Crea-SP é referência em virtude da quantidade de atividades de Engenharia que existem aqui”, concluiu Adriana.

Produzido pela CDI Comunicação