Notícias

O coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ), em 2021, Marino José Greco, 61 anos, é natural de Porto Alegre (RS). Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), é especializado em Engenharia de Segurança do Trabalhador e Marketing, e mestre em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais, pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/RS), onde obteve a licenciatura na Área de Química/Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes. Também tem mestrado em Administração e Marketing Estratégico pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales (UCES), Argentina.
De sua trajetória no Sistema Confea/Crea, destaca-se sua atuação como 1º vice-presidente, Diretor Administrativo e Gerente de Fiscalização do Crea-RS, durante os anos de 2013 a 2018.
Ao assumir a coordenação nacional, Marino Greco, que coordena a Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ), do Crea-RS, somará a função a suas atividades de Diretor Técnico da NTEC Engenharia, empresa da área de Segurança e Saúde do Trabalho, atuando na elaboração e implementação de laudos; programas e pareceres; realização de cursos e treinamentos, capacitações e palestras técnicas, bem como em assessoria, consultoria e auditoria.
Greco também é diretor da Associação Profissional dos Engenheiros Químicos do Rio Grande do Sul (Apeq-RS) e membro efetivo do Conselho Fiscal, gestão 2021/22, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape-RS).
O coordenador nacional das câmaras regionais de Engenharia Química exerce a docência universitária, há mais de 25 anos nas áreas da Engenharia Química e da Segurança do Trabalho. Atua como professor convidado nas instituições Centro Universitário Metodista (IPA) e Unijuí – campi Ijuí e Santa Rosa -, nos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho, ministrando, entre outras disciplinas, Higiene do Trabalho (Riscos Químicos Físicos e Biológicos), Elaboração de Laudos Técnicos de Insalubridade e Periculosidade e Programas Ambientais na Área de Saúde e Segurança do Trabalho.
Na entrevista concedida ao site do Confea, Marino Greco fala do Plano de Trabalho da CCEEQ para o ano e como pretende realizar suas principais ações.
Confea – Dos assuntos tratados no 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, quais os que predominam no plano de trabalho da coordenadoria?
Marino Greco – Fiscalização do exercício e das atribuições profissionais.
Confea – Considerando que as profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências são caracterizadas por realizações de interesse social e humano, quais grandes temas nacionais estarão na agenda prioritária da coordenadoria em 2021?
Marino Greco – Segurança de barragens e expansão da mineração.
Confea – Entre esses itens prioritários, como o senhor pretende coordenar o trabalho, lembrando que o plenário do Confea já estabeleceu as diretrizes e assuntos para as Coordenadorias de Câmaras Especializadas e Comissões de Ética dos Creas – entre eles educação a distância, análise curricular e levantamento de títulos profissionais do Sistema Confea/Crea?
Marino Greco – A educação a distância é um tema muito instigante, mas em nossa área, até agora, temos apenas um curso de Engenharia de Minas a distância. A análise curricular terá que ser levada com afinco, pelo fato da mudança de diretrizes e bases da engenharia. O levantamento de títulos profissionais é muito necessário devido à instituição de cursos com grade curricular muito próxima de outros, mas com designação diferente.
Confea – Qual abordagem a coordenadoria dará às ações de fiscalização das atividades profissionais, nestes tempos de pandemia?
Marino Greco – Tentaremos, em conjunto com os regionais, fazer levantamento mais à distância, como fiscalizar os sistemas da Agência Nacional de Mineração, como também os órgãos de licenciamento ambiental.
Confea – No final de sua gestão à frente da coordenadoria, qual a marca que pretende deixar para os profissionais e para o Sistema?
Marino Greco – A marca do esforço para melhorar aquilo que pode ser melhorado.
Fonte: confea.org.br